O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Arroio dos Ratos recebeu mais uma importante visita, desta vez internacional. Representantes do Peru estiveram nesta 5ª feira, 26 de setembro, conhecendo o programa que atende, no município cerca de 400 famílias, 60 gestantes e quase 500 crianças, de todos os bairros.
No país vizinho, é desenvolvido um projeto semelhante, chamado “Cuna Mas”, também voltado para o mesmo público. A comitiva, formada também pela coordenadora de Saúde da 2ª região, Dra. Rosângela Dornelles e por integrantes do Grupo Técnico Estadual do Pim (GTE), foi recebida pela vice-prefeita Isolda Mena Dutra, secretários e pelas coordenadoras do programa, em Arroio dos Ratos.
Após, esse encontro, foi a vez de conversar com as visitadoras do PIM e vivenciar a experiência do trabalho diário de visitação por elas realizado. O grupo acompanhou o trabalho, nas 3 modalidades: visita individual, atendimento a grupos e às gestantes e crianças.
O programa em Arroio dos Ratos
O Programa Primeira Infância Melhor, é desenvolvido em Arroio dos Ratos, através de parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Foi implantado no município em 2005 e, de lá até aqui, cerca de 2 mil famílias já foram acompanhadas.
Segundo Jaqueline Curtinaz, integrante do Grupo Técnico Municipal (GTM), que coordena os trabalhos, o acompanhamento hoje já é reconhecido nos bairros. “Atualmente, as famílias já olham o programa de maneira diferente e recebem muito bem a visitadora, porque o PIM é conhecido no bairro.”
Todos os bairros da cidade são atendidos, acompanhando cerca de 400 famílias, incluindo 60 gestantes e quase 500 crianças. O trabalho é conjunto entre as 3 secretarias envolvidas e o grupo é formado por 20 visitadoras, 2 monitoras e 1 GTM. As visitas às famílias são semanais e duram, em média, 45 minutos.