Fundação de São Paulo veio conhecer o PIM de Arroio dos Ratos

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Arroio dos Ratos, recebeu, nesta 4ª feira, 11 de setembro, a visita de representantes da Fundação Vidigal, sediada no Estado de São Paulo. A intenção é conhecer modelos bem sucedidos de atendimento à primeira infância, para subsidiar a criação de uma lei federal.

O grupo formado também pela coordenadora da 2ª região de Saúde, Dra. Rosângela Dorneles e pela sra. Maria Celeste, consultora da Unesco para o PIM no Rio Grande do Sul, esteve reunido inicialmente com a vice-prefeita Isolda Mena Dutra, os secretários Sedenir Vieira, da Saúde, Helenita Matos, da Educação e Tânia Pires, da Cidadania e Assistência Social.

Após este encontro, todas as visitadoras do programa foram chamadas para uma conversa, captação de dados e gravação de um documentário, que será apresentado em São Paulo, como modelo de atendimento à criança, no país.

A coordenadora de Saúde, Dra. Rosângela Dorneles, explica que o programa é desenvolvido atualmente em 11 dos 25 municípios da 2ª coordenadoria, com um total de 350 visitadoras. “nosso objetivo é subsidiar a criação de uma lei estadual, que torne o PIM não um programa mas sim, um trabalho permanente e Arroio dos Ratos é referência nacional e até internacional, no trabalho com a primeira infância.”

O programa em Arroio dos Ratos

O Programa Primeira Infância Melhor, é desenvolvido em Arroio dos Ratos, através de parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Foi implantado no município em 2005 e, de lá até aqui, cerca de 2 mil famílias já foram acompanhadas.

Segundo Jaqueline Curtinaz, integrante do Grupo Técnico Municipal (GTM), que coordena os trabalhos, o acompanhamento hoje já é reconhecido nos bairros. “Atualmente, as famílias já olham o programa de maneira diferente e recebem muito bem a visitadora, porque o PIM é conhecido no bairro.”

Todos os bairros da cidade são atendidos, acompanhando cerca de 400 famílias, incluindo 60 gestantes e quase 500 crianças. O trabalho é conjunto entre as 3 secretarias envolvidas e o grupo é formado por 20 visitadoras, 2 monitoras e 1 GTM. As visitas às famílias são semanais e duram, em média, 45 minutos.

Anterior Prefeitura recebe doação de computadores da Caixa Federal