Cultura Afro-Brasileira em destaque no evento Memórias e Identidades na cidade de Arroio dos Ratos

No dia 26 de novembro de 2023, aconteceu o evento Memórias e Identidades da Cultura Afro-Brasileira, uma iniciativa da Sociedade Cultural Tesouras em parceria com a Prefeitura Municipal de Arroio dos Ratos. O evento teve como objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra e valorizar a diversidade e a riqueza da cultura afro-brasileira.

O evento contou com diversas atividades culturais e educativas, como mostra de capoeira com a escola de capoeira Água de Beber, cinema livre com a exibição de filmes sobre a história e a arte negra, e apresentações musicais com a cantora Paola Maya e as bandas Clichê, Pagode de Arena e Resenha dos Guri.

A oficina de capoeira foi ministrada pelo mestre Jeferson, que mostrou os fundamentos dessa arte marcial de origem africana que mistura luta, dança, música e acrobacia. Os participantes aprenderam os movimentos básicos da capoeira, como ginga, esquiva, cocorinha, meia-lua de frente e armada, e também tocaram os instrumentos típicos, como berimbau, pandeiro, atabaque e agogô.

O cinema livre exibiu o filme “Besouro”, que conta a história de um lendário capoeirista baiano do início do século XX.

As apresentações musicais foram um show à parte, com ritmos variados e muita animação. A cantora Paola Maya encantou o público com sua voz potente e seu repertório sertanejo. As bandas Clichê, Pagode de Arena e Resenha dos Guri fizeram todo mundo dançar com seus sucessos de pagode e samba. A roda de samba foi o ponto alto do evento, com a participação de todos os artistas e do público, que cantou junto os clássicos do gênero.

O evento Memórias e Identidades da Cultura Afro-Brasileira foi um sucesso de público, e demonstrou a importância de reconhecer e valorizar a contribuição dos negros para a formação da cultura brasileira.

Fonte: Coordenação de Cultura e Turismo

Anterior LEILÃO 02.2023 – ALIENAÇÃO DE BEM PÚBLICO – IMÓVEL DE 15,5 HECTARES