Casa da Juventude: 21 anos de trabalho pelas crianças

A Casa da Juventude, mantida pela Prefeitura Municipal de Arroio dos Ratos, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, completou 21 anos de existência, no mês de agosto. Atualmente, mais de 100 crianças e adolescentes de baixa renda ou em risco e vulnerabilidade social, frequentam gratuitamente o local, no turno oposto ao da escola.
A diretora Rose Ehlers Raguse, explica o trabalho desenvolvido. “Aqui, todos os adolescentes e crianças frequentam, pelo menos, 3 oficinas e recebem 2 refeições diárias. Não somos uma escola, nós realizamos um trabalho sócio-assistencial.”
Os educadores do projeto, também reservam 1 hora diária para auxiliar os frequentadores, nos temas da escola. Ao todo, são desenvolvidas doze oficinas: canto coral, teatro, violão, capoeira, dança do ventre, dança de salão e ritmos, pintura em tela, taekwondo, recreação, ecologia, padaria e artesanato. Além disso, algumas crianças também tomam seu banho na entidade.

Entre os funcionários e voluntários que atuam na Casa da Juventude, são 30 pessoas ao todo. Um dia por semana é a vez do professor Tiago Pacheco, 29 anos, estudante de Pedagogia e, que trabalha a oficina de capoeira, para cerca de 50 frequentadores do local. “Um dos objetivos é ensinar que na vida existem regras.” – explica o professor.
Pessoas ou empresas que queiram colaborar com a Casa da Juventude, ou tornarem-se padrinhos e madrinhas afetivos das crianças e adolescentes, podem entrar em contato pelo telefone: (51)3656-3702, ou visitar a instituição de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Anterior Novo Hamburgo e Rio Grande são os grandes vencedores do 9º Festcarbo