Pacto pela Alfabetização na Idade Certa reuniu educadores em Arroio dos Ratos

A Secretaria de Educação de Arroio dos Ratos realizou, no dia 1º de dezembro, o seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com a presença das equipes pedagógicas e diretores das escolas Anita Garibaldi, James Johnson, Miguel Couto, Osvaldo Cruz e Santa Rita de Cássia.

O PNAIC busca garantir a plena alfabetização das crianças matriculadas no 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. Algumas concluem esta etapa sem estarem totalmente alfabetizadas, o que pode comprometer gravemente o seu futuro. “Entre todos os grandes desafios para a educação brasileira, nenhum é mais estratégico e decisivo do que essa garantia no aprendizado das crianças dos primeiros anos.” – afirma o coordenador de Educação, professor Rogério Collovini.

Ao longo das etapas do seminário, foram desenvolvidas ações que contribuíram para o debate a cerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, dos processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças e o planejamento e avaliação das situações didáticas voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização no município de Arroio dos Ratos.

No encerramento do seminário, a secretária de Educação e Cultura, Helenita Mattos enfatizou a necessidade da participação de todos, para o êxito do projeto. “O resultado depende de muito trabalho, dedicação, cuidado, atenção, carinho e investimentos da Secretaria de Educação, das escolas, professores, famílias, além da mobilização e vigilância de toda a sociedade.”

Anterior Arroio dos Ratos abre processo seletivo para escolha de Conselheiro Tutelar