Telefone: (51) 3656-2553

Museu Estadual do Carvão entregará obras restauradas à comunidade

Museu Estadual do Carvão entregará obras restauradas à comunidade

O Museu Estadual do Carvão, localizado em Arroio dos Ratos, entregará, na 6ª feira, 19 de dezembro, as obras de restauro de parte dos prédios de seu complexo histórico, desenvolvidas no período de 2011 a 2014.

Um dos espaços servirá como sede administrativa do museu, no local chamado “Casa Amarela”, logo no portão principal. A edificação, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), recebeu melhorias em sua estrutura, permitindo o resgate de suas características arquitetônicas originais.

Outro prédio que recebeu melhorias e será entregue à comunidade na mesma data, é o 2º pavimento da antiga usina. Foram substituídos parte do madeirame e telhado, que se encontravam comprometidos.

Além disso, também foi desenvolvido, em parceria com a empresa Copelmi Mineração Ltda, um trabalho de higienização, organização e acondicionamento da documentação das antigas empresas mineradoras da Região Carbonífera, principalmente de Arroio dos Ratos, Butiá, Charqueadas e Minas do Leão, que foram definitivamente incorporadas ao acervo do Museu do Carvão.

“Esses documentos compreendem o período de 1917 a 1961, num total de quase 25 mil registros que contêm episódios da história da mineração no Rio Grande do Sul.” – explica o historiador Alexsandro Witkowski.

Serviço:
O que? Entrega das obras de restauro do Museu Estadual do Carvão
Quando? Dia 19 de dezembro, às 16h
Onde? No auditório do Museu Estadual do Carvão (Rua Silvana Narvaez, 61 – Arroio dos Ratos/RS)

Anterior EDITAL Nº 002/2014
Ouvidoria
Skip to content