História de Arroio dos Ratos

Confira nossa História em uma linha
do tempo!

Exploração do Carvão Mineral

A história de Arroio dos Ratos está ligada diretamente à exploração do carvão mineral, descoberto no ano de 1853 pelo engenheiro inglês James Johnson. A cidade iniciou um importante ciclo econômico que contribuiu para o período da industrialização brasileira, permanecendo durante décadas como principal polo da indústria carbonífera brasileira e como a primeira Usina Termelétrica do país.

Desativação das Minas

Após a desativação das minas, devido à escassez de tecnologia, a exploração mineral migrou para a cidade de Charqueadas. Sendo assim, Arroio dos Ratos buscou outras alternativas de crescimento, como no setor agropecuário, comercial e industrial, além de conquistar a sua emancipação política de São Jerônimo em 28 de dezembro de 1964.

População da Cidade

Arroio dos Ratos está localizada a apenas 55 Km da capital gaúcha à leste do Rio Grande do Sul, fazendo parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Caminho do Mercosul. Com uma área total de 425,9 Km² e uma população de aproximadamente 14,100 mil habitantes segundo o (IBGE 2019). O município também dispõe de um distrito industrial de 70 hectares para receber empresas das mais diversas áreas.

Agrofest

A economia da cidade está baseada no comércio, na agricultura familiar, entre outros cultivos, que são os motivos da comemoração do aniversário da cidade em abril. Desde 2019, a AGROFEST é realizada com a finalidade do saudar tudo que é cultivado no município, desde o pequeno agricultor até os grandes pecuaristas. Também se faz presente na economia a extração do carvão mineral, atividade que teve seu retorno no ano de 1982.

0 Mil
População da
cidade
Área total
do município
0 ha
Distrito industrial
para receber empresas
Da capital do

Lazer & Cultura

Na área de cultura e lazer, Arroio dos Ratos abriga muitas belezas naturais, como o Balneário Passo da Barca, Lago Municipal e o Museu Estadual do Carvão, que preserva a história da mineração, além de ser uma ampla área verde no centro da cidade.

Ao longo do ano, o município é responsável pela organização de diversos eventos culturais como:

AGROFEST, Festival de Teatro da Região Carbonífera (FESTCARBO), Feira do Livro, Carnaval e Festa de Natal, entre outros.

Seja bem-vindo!

Visite Arroio dos Ratos!