Estátua do Mineiro tem sua identidade oficialmente declarada

O monumento mais famoso de Arroio dos Ratos, “A Estátua do Mineiro”, localizado no centro da cidade e inaugurado em 1974, teve sua identidade oficialmente declarada em uma sessão solene da Câmara de Vereadores, no dia 16 de dezembro.
A estátua foi esculpida, a partir da foto do senhor Darci Moreira Leal, ex-mineiro e ex-secretário do Sindicato dos Mineiros, como homenagem aos tantos heróis – muitos anônimos – que trabalharam nas minas de carvão de Arroio dos Ratos.

O descerramento da placa que dá denominação ao monumento aconteceu após sessão solene em que estiveram presentes o filho dele, Egar Araújo Leal acompanhado da esposa Ivone, filhos e netos. O ato foi realizado junto ao Largo do Mineiro, onde foi afixada a identificação.

Em 1951, acompanhado pela diretoria do Sindicato dos Mineiros, o Sr. Darci viajou ao Rio de Janeiro, onde foi recebido pelo então presidente Getúlio Vargas, na busca de melhores condições de trabalho para sua classe.

Ao aposentar-se da mineração, Darci Moreira Leal assumiu a copa da Sociedade Última Hora, vindo a falecer em 09 de março de 1990. Os familiares dele compareceram à sessão solene e receberam uma placa de homenagem do Legislativo Municipal. Além dos vereadores, também o prefeito José Carlos Garcia de Azeredo e a vice-prefeita Isolda Dutra participaram do ato.

Anterior CONVITE Nº 079/2014