A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, em Arroio dos Ratos, foi destaque no projeto “Copelmi na Escola” por envolver alunos e comunidade escolar em atividades de cunho ambiental. Como prêmio, recebeu 2 computadores e uma viagem para local de relevância ambiental, para 60 pessoas.
O projeto “Copelmi na Escola” tem como objetivo estimular a criação de melhores programas de educação ambiental pelas escolas de Arroio dos Ratos e Butiá, visando a participação dos alunos e da comunidade escolar. As escolas recebem o regulamento e a ficha de inscrição e, posteriormente, são avaliadas e selecionadas para participarem do projeto, que não tem fins lucrativos, e é formado por até 60 alunos das turmas de 5º a 8º séries do ensino fundamental e três professores responsáveis.
A avaliação acontece através dos seguintes requisitos:
Maior número de horas de educação ambiental; abrangência do projeto; adesão aos programas ambientais de governo (federal, estadual e/ou municipal); valorização de datas comemorativas diretamente ligadas ao meio ambiente e pelo cumprimento dos requisitos de apresentação do projeto.
No caso da EMEF Santa Rita de Cássia, os alunos participaram, inclusive, de oficinas de brinquedos confeccionados com latas e garrafas pet. O trabalho contou com o apoio da artesã Liane Nass, do projeto “Reciclar”, desenvolvido pelo município. Além disso, a escola organizou campanhas para recolhimento de pilhas e óleo de cozinha já utilizado.
“As pilhas e parte do óleo foi encaminhado ao Departamento Municipal de Meio Ambiente. O restante foi reutilizado na fabricação de sabão, aqui mesmo na escola, com a participação dos alunos e comunidade.” – explica a professora Ana Paula Pizzio, coordenadora do programa “Mais Educação”.
Em Arroio dos Ratos, também as escolas James Johnson e Anita Garibaldi participaram do projeto. A premiação da Escola Santa Rita de Cássia, aconteceu ainda em novembro, com a entrega de troféu + certificado e com o passeio do grupo para a “Quinta da Estância”. Além das oficinas, os participantes do projeto também plantaram 150 mudas de árvores nativas no fundo do pátio da escola.