Escola Santa Rita é destaque no projeto “Copelmi na Escola”

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, em Arroio dos Ratos, foi destaque no projeto “Copelmi na Escola” por envolver alunos e comunidade escolar em atividades de cunho ambiental. Como prêmio, recebeu 2 computadores e uma viagem para local de relevância ambiental, para 60 pessoas.

O projeto “Copelmi na Escola” tem como objetivo estimular a criação de melhores programas de educação ambiental pelas escolas de Arroio dos Ratos e Butiá, visando a participação dos alunos e da comunidade escolar. As escolas recebem o regulamento e a ficha de inscrição e, posteriormente, são avaliadas e selecionadas para participarem do projeto, que não tem fins lucrativos, e é formado por até 60 alunos das turmas de 5º a 8º séries do ensino fundamental e três professores responsáveis.

A avaliação acontece através dos seguintes requisitos:

Maior número de horas de educação ambiental; abrangência do projeto; adesão aos programas ambientais de governo (federal, estadual e/ou municipal); valorização de datas comemorativas diretamente ligadas ao meio ambiente e pelo cumprimento dos requisitos de apresentação do projeto.

No caso da EMEF Santa Rita de Cássia, os alunos participaram, inclusive, de oficinas de brinquedos confeccionados com latas e garrafas pet. O trabalho contou com o apoio da artesã Liane Nass, do projeto “Reciclar”, desenvolvido pelo município. Além disso, a escola organizou campanhas para recolhimento de pilhas e óleo de cozinha já utilizado.

“As pilhas e parte do óleo foi encaminhado ao Departamento Municipal de Meio Ambiente. O restante foi reutilizado na fabricação de sabão, aqui mesmo na escola, com a participação dos alunos e comunidade.” – explica a professora Ana Paula Pizzio, coordenadora do programa “Mais Educação”.

Em Arroio dos Ratos, também as escolas James Johnson e Anita Garibaldi participaram do projeto. A premiação da Escola Santa Rita de Cássia, aconteceu ainda em novembro, com a entrega de troféu + certificado e com o passeio do grupo para a “Quinta da Estância”. Além das oficinas, os participantes do projeto também plantaram 150 mudas de árvores nativas no fundo do pátio da escola.

Anterior Os campeões da 6ª Copa de Judô de Arroio dos Ratos