Doação de Sangue e Medula Óssea é tarefa solidária na Gincana de Arroio dos Ratos

A Gincana Cultural de Arroio dos Ratos, promovida pela Liga Independente das Equipes de Gincana de Arroio dos Ratos (Ligar), em parceria com a Prefeitura Municipal prevê, para a edição deste ano, uma tarefa solidária de doação de sangue e cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Para isso, cada uma das 4 equipes participantes deverá comprovar a participação de, pelo menos, 25 pessoas para sangue e, outras 25, de medula. Os gincaneiros devem também divulgar a campanha nas redes sociais e fotografar as doações.

Pensando em facilitar a questão, a Ligar fechou parceria com o Grupo de Doadores Voluntários de Sangue de Butiá (GDVS), que ajudará na campanha. No dia 21 de março, um ônibus saindo de Arroio dos Ratos levará os interessados até o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, onde será realizada a ação solidária.

Atualmente o Brasil registra cerca de 10 mil novos de Leucemia a cada ano. Doença que, na maioria das vezes, só pode ser vencida com o transplante de medula óssea. Baseado nisso, busca-se aumentar cada vez mais o número de doares voluntários. Ainda assim, a chance de compatibilidade é de um a cada 100 mil doadores. O teste é feito retirando apenas uma amostra de sangue.
Os interessados podem procurar os integrantes das equipes Vikings, Equypegada, Templários e Galo Véio ou a diretoria da Ligar para participarem da tarefa. Maiores informações pelo telefone: (51) 9835-9193 ou 8477-0847.

Anterior CONVITE Nº 006/2015