Chilenos participam de intercâmbio em Arroio dos Ratos

Desde o último domingo, 21 de setembro, um grupo de chilenos está realizando intercâmbio na Região Carbonífera. Ao todo, são 56 alunos, da cidade chilena de Mostazal, conhecendo as cidades de Arroio dos Ratos, Butiá, São Jerônimo e Charqueadas.
Em nosso município, 13 alunos, 3 professoras e 1 diretora estão sendo acolhidas por famílias da cidade e conhecendo a cultura gaúcha e brasileira. Visitas a pontos turísticos e cidades como Torres e Porto Alegre também estão entre as ações.
A programação também previu a realização de um Seminário Internacional de Educação, na terça, 23, em Butiá, com educadores de toda a região. O principal, segundo a organização do evento, é a troca de saberes, entre todos os envolvidos neste processo de cunho cultural e educativo.

Prefeito e Vereadores do Chile compõem comitiva

Além dos alunos e professores do país vizinho, também o prefeito da cidade chilena de Mostazal, Sérgio Medel Acosta e os vereadores Wildo Ibarra Quijada, Alejandro González Castañeda e Sandro Acevedo Jara, também acompanham o grupo.
Eles visitaram as autoridades do município, na segunda-feira, 22 de setembro. Na parte da manhã, estiveram na Câmara de Vereadores, onde foram recebidos pela presidente do Legislativo, Rejane Webster de Carvalho e outros vereadores. A secretária municipal de Educação e Cultura, Helenita Mattos, o secretário de Administração Alberto Soares e a vice-prefeita Isolda Dutra, também acompanharam a visita.

O grupo de intercambistas, composto pelos 13 alunos chilenos e os 13 alunos brasileiros que os acolhem, além de professores e diretores, também visitaram a prefeitura de Arroio dos Ratos.

O prefeito de Mostazal, pretende aumentar os laços com a região, já a partir do próximo ano. “Estar aqui é uma grande oportunidade de incrementar o intercâmbio entre as cidades. Neste sentido, pretendemos incorporar também o município de Minas do Leão a partir do ano que vem.” – declarou o visitante.

As autoridades chilenas e brasileiras almoçaram juntas e, à tarde, visitaram o Museu Estadual do Carvão, onde conheceram melhor a história da cidade e região, com a participação do historiador Alexsandro Witkowski.
A programação do dia reservou, ainda, uma “Hora Cívica”, na Escola Cenecista Santa Bárbara, que protagoniza o intercâmbio, com apresentação cultural de danças típicas do Chile e a execução do Hino Nacional dos dois países. O grupo permanece na região até o dia 27 de setembro.

Confira mais fotos da passagem dos chilenos por Arroio dos Ratos, em:

Anterior CONVOCAÇÃO Nº 062/2014