Casa de Passagem Dona Laura está aprovada e pronta para iniciar atividades

A Casa de Passagem Dona Laura, criada pelo município de Arroio dos Ratos para o acolhimento de crianças e adolescentes, está pronta para iniciar suas atividades. A aprovação final foi dada nesta quarta-feira, 11 de junho, pela juíza Carla Cristina Santos, responsável pelo Juizado da infância e Juventude, da comarca de São Jerônimo.
Aprovada ainda em 2013, a casa de passagem funcionará onde antes estava a escola Candinha Saraiva, desativada para esta finalidade. Vinculada à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, a instituição poderá atender até 20 bebês, crianças e adolescentes em situação de risco, abandono, abuso sexual e maus tratos, oferecendo moradia provisória, proteção, alimentação e assistência psicossocial.

Atualmente o município possui cerca de 12 jovens abrigados em casas de outras cidades, aumentando muito o custo para a administração. Ao mesmo tempo, já havia determinação judicial para que a casa de passagem fosse criada. A direção da unidade estará a cargo da assistente social Terezinha Scopel, juntamente com a coordenadora e também assistente social, Karine Meneghini.

Durante a visita da juíza, que estava acompanhada, também, pela defensora pública e pela promotora de São jerônimo, o prefeito José Carlos Azeredo comentou a importância da instituição. “Formada por uma equipe multidisciplinar, a Casa de Passagem Dona Laura vem atender uma demanda extremamente necessária para Arroio dos Ratos, além de baixar o nosso custo com abrigamento de menores em outros lugares.” – comentou o prefeito.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Beatriz Freitas Pires, também comentou o caso. “Investir na criança e no adolescente nunca é demais, especialmente aqueles em situação de risco.” – comentou.
Havendo disponibilidade, outros municípios poderão firmar convênio para abrigar crianças na instituição, contribuindo, assim, para a manutenção da casa. Nos próximos dias, deve sair a liberação dos bombeiros e a Casa de Passagem Dona Laura estará pronta para iniciar suas atividades.

Anterior EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 049 /2014