Arroio dos Ratos sediou Encontro Estadual da Rede Minuano de Recicladores

O município de Arroio dos Ratos sediou, no último dia 21 de novembro, o Encontro Estadual da Rede Minuano de Catadores, da qual participam 34 municípios gaúchos. Estiveram presentes cerca de 370 pessoas que trabalham com reciclagem em todo o Rio Grande do Sul. Também participaram do evento, representantes do estado de São Paulo, integrantes da Rede Paulista de Catadores.

Na abertura oficial, estiveram presentes o prefeito José Carlos Garcia de Azeredo, a vice-prefeita Isolda Dutra, a coordenadora geral do Projeto Minuano no Estado, Cloraci Macedo e representantes da Funasa e BRDE, que patrocinou o encontro.

Entre os temas tratados, foram apresentados os painéis sobre a “Política Nacional dos Resíduos Sólidos e o Meio Ambiente” e também sobre a “Cadeia Estadual do PET”, programa que transforma a garrafa pet em tecido.

Em Arroio dos Ratos já são 16 toneladas de material reaproveitado a cada 20 dias e cerca de 25 famílias trabalhando com reciclagem. 11 delas ligadas ao projeto Minuano. “As demais aguardam a ampliação do espaço utilizado pelo programa aqui na cidade, para também se juntarem ao grupo.” – destacou a coordenadora estadual Cloraci Macedo.

A Rede Paulista de Catadores também apresentou sua experiência. É através dela que serão doados ao projeto gaúcho os equipamentos que permitirão aos catadores fabricar telhas a partir do reaproveitamento de papelão. Todo o processo será sediado em Arroio dos Ratos, através do polo que está em construção no Distrito Industrial, atendendo as 34 cidades participantes.

Anterior Tomada de Preço 026/2014