Arroio dos Ratos reapresentará demandas a Secretaria Estadual de Segurança

Os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre estão discutindo demandas para serem apresentadas ao secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, no próximo dia 05 de março, em reunião na sede da Granpal, associação integrada também por Arroio dos Ratos.

Em função disso, a prefeita em exercício, Isolda Dutra reuniu, no dia 23 de fevereiro, os representantes da área de segurança, juntamente com os vereadores e associação comercial, para elencarem as prioridades do município. Pela Brigada Militar, o tenente Paulo Roberto Souza alertou para a necessidade de aumento do efetivo. “Embora tenham vindo 3 novos policiais, outros 2 saíram e 1 está em licença.”

Na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (Pear), a situação não é diferente. Segundo Clédio Müller, chefe de segurança da unidade, a defasagem chega a 76 agentes penitenciários. “Das 5 guaritas externas, apenas 3 estão em funcionamento.” – relatou.

Além do aumento do efetivo, outra necessidade levantada pelo grupo foi a implantação do sistema de monitoramento por câmeras. Essa mesma questão foi reiterada pelo delegado Rodrigo Reis, que responde temporariamente por Arroio dos Ratos e conversou com a prefeita Isolda na terça-feira. “É necessário vigiar principalmente as entradas e saídas, as praças e o centro da cidade.” – alertou.

O delegado disse ainda que o importante seria criar uma DPP – Delegacia de Pronto Atendimento, em São Jerônimo, que atendesse todas as cidades vizinhas. “Das 26 regiões policiais do estado, a nossa é uma das poucas que ainda não possui esse serviço.”

Todas essas questões serão levadas ao secretário juntamente com os demais municípios componentes da Granpal, alertou a prefeita: “Já apresentamos nossas necessidades em diversas outras ocasiões. Agora, com a força e o peso político da Granpal, iremos pressionar novamente o governo a olhar para nossa região.”

Anterior Edital 006/2015 – Vacinador