ENCHENTE 2024

01 de maio de 2024

Enchente Histórica Assola Arroio dos Ratos

Uma calamidade natural de proporções históricas atingiu a cidade de Arroio dos Ratos no dia 1 de maio de 2024. Uma enchente avassaladora, desencadeada pelas intensas chuvas deixou a comunidade à beira do limite. Ruas se transformaram em rios, casas e comércios foram alagados pela correnteza e a população enfrentou um cenário de desespero e destruição. Em entrevista o prefeito municipal ressaltou: "Ninguém poderia prever a magnitude do desastre que se desenrolaria. Em questão de minutos, ruas inteiras foram submersas, deixando famílias desabrigadas e desamparadas."

Museu do Carvão Sofre Perda Parcial Incalculável de seu Acervo Histórico

Além dos danos materiais, a enchente também causou prejuízo cultural, parte do acervo histórico do Museu Estadual do Carvão foi atingido. A equipe do Museu realizou uma força tarefa para salvar os arquivos com a ajuda do IPHAE e da SEDAC.

Solidariedade em Tempos de Adversidade​

A solidariedade também se fez presente em meio ao caos. Voluntários locais e de regiões vizinhas mobilizam-se para prestar auxílio às vítimas, distribuindo alimentos, roupas e oferecendo apoio emocional.

Redes e Mídias Sociais: Aliadas Cruciais na Enchente

As redes sociais foram um canal crucial para a organização de doações e para disseminar informações sobre pontos de coleta e abrigos temporários. Link de acesso da reportagem da RBS TV > https://globoplay.globo.com/v/12566092/

Arroio dos Ratos Renasce: Reconstrução das Ruas e Lares Após a Enchente

Agora a cidade de Arroio dos Ratos enfrenta um longo e árduo processo de reconstrução dos pontos afetados. O caminho à frente é desafiador, mas a determinação e a união da comunidade são vistas como fundamentais para superar essa tragédia e reconstruir o que foi perdido.

Confira as ruas atingidas 👇​

1. Avenida Ipiranga