Telefone: (51) 3656-2553

ENCHENTE 2024

01 de maio de 2024

Enchente Histórica Assola Arroio dos Ratos

Uma calamidade natural de proporções históricas atingiu a cidade de Arroio dos Ratos no dia 1 de maio de 2024. Uma enchente avassaladora, desencadeada pelas intensas chuvas deixou a comunidade à beira do limite. Ruas se transformaram em rios, casas e comércios foram alagados pela correnteza e a população enfrentou um cenário de desespero e destruição. Em entrevista o prefeito municipal ressaltou: "Ninguém poderia prever a magnitude do desastre que se desenrolaria. Em questão de minutos, ruas inteiras foram submersas, deixando famílias desabrigadas e desamparadas."

Museu do Carvão Sofre Perda Parcial Incalculável de seu Acervo Histórico

Além dos danos materiais, a enchente também causou prejuízo cultural, parte do acervo histórico do Museu Estadual do Carvão foi atingido. A equipe do Museu realizou uma força tarefa para salvar os arquivos com a ajuda do IPHAE e da SEDAC.

Solidariedade em Tempos de Adversidade​

A solidariedade também se fez presente em meio ao caos. Voluntários locais e de regiões vizinhas mobilizam-se para prestar auxílio às vítimas, distribuindo alimentos, roupas e oferecendo apoio emocional.

Redes e Mídias Sociais: Aliadas Cruciais na Enchente

As redes sociais foram um canal crucial para a organização de doações e para disseminar informações sobre pontos de coleta e abrigos temporários. Link de acesso da reportagem da RBS TV > https://globoplay.globo.com/v/12566092/

Arroio dos Ratos Renasce: Reconstrução das Ruas e Lares Após a Enchente

Agora a cidade de Arroio dos Ratos enfrenta um longo e árduo processo de reconstrução dos pontos afetados. O caminho à frente é desafiador, mas a determinação e a união da comunidade são vistas como fundamentais para superar essa tragédia e reconstruir o que foi perdido.

Confira as ruas atingidas 👇​

  1. Avenida Ipiranga
  2. R. Joaquim Correa da Silva
  3. R. Treze de Maio
  4. R. João Tissot
  5. R. José Lopes Mendes
  6. R. Profª Silvana Narvaez
  7. R. Joaquim Vicente Maio
  8. R. João Candido de Souza
  9. R. Fabiano Borgatti
  10. Travessa Homero Antunes da Silveira
  11. Travessa Candido Ribeiro
  12. Travessa Otávio Martins Tassoni
  13. Travessa Francisco Cairuga
  14. Travessa Marechal Deodoro da Fonseca
  15. Rua A
  16. Rua B

    ÁREA DE ENCHENTE – ARROIO DOS RATOS 2024

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulga todos os anos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A elaboração do IDH tem como objetivo oferecer um contraponto a outro indicador, o Produto Interno Bruto (PIB), e parte do pressuposto que para dimensionar o avanço não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

Fonte: PNUD/Atlas de Desenvolvimento Humano (http://www.pnud.org.br)

No IDH estão equacionados três sub-índices direcionados às análises educacionais, renda e de longevidade de uma população. O resultado das análises educacionais é medida por uma combinação da taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Já o resultado do sub-índice renda é medido pelo poder de compra da população, baseado pelo PIB per capita ajustado ao custo de vida local para torna-lo comparável entre países e regiões, através da metodologia conhecida como paridade do poder de compra (PPC). E por último, o sub-índice longevidade tenta refletir as contribuições da saúde da população medida pela esperança de vida ao nascer.

A metodologia de cálculo do IDH envolve a transformação destas três dimensões em índices de longevidade, educação e renda, que variam entre 0 (pior) e 1 (melhor), e a combinação destes índices em um indicador síntese. Quanto mais próximo de 1 o valor deste indicador, maior será o nível de desenvolvimento humano do país ou região.

Ouvidoria
Skip to content