Pagamento de IPTU em parcela única gera desconto para o contribuinte

Os contribuintes do município de Arroio dos Ratos que já receberam seus carnês para o pagamento do IPTU (Imposto Territorial Urbano) podem efetuar o pagamento, com descontos, desde que em parcela única.

O benefício é maior para quem quitar o valor até o dia 28 de fevereiro. Para estes, o abatimento é de 20% sobre o total. Para quem aguardar mais um pouco, a dedução será de 10%, se pago até 30 de março.

Há também uma diminuição do total devido, no caso de pagamento até 30 de abril. Neste caso, a dedução será de 5%. Os que não puderem quitar o imposto em cota única terão a oportunidade de parcelar o IPTU para pagamento em até 10 vezes, sem desconto, com a 1ª parcela vencendo em 28 de fevereiro.

Qual a importância do IPTU?

O valor arrecadado com o IPTU entra diretamente nos cofres municipais, diferentemente de impostos como IPVA e Imposto de Renda, recebidos pelos governos estadual e federal, onde apenas uma parte do total é repassada aos municípios.

Assim como outras receitas próprias, arrecadadas pela cidade, como o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), o ITBI (Imposto sobre Transferências de Bens Imóveis) e Alvará, o IPTU é o que permite o pagamento dos serviços prestados ao cidadão, como a coleta e destinação do lixo e a manutenção das vias públicas.

“O município vive dos impostos arrecadados pelo cidadão, não existe mágica. Cada um precisa fazer a sua parte para que a prefeitura consiga oferecer à população os serviços e obras que ela espera.” – declarou a prefeita em exercício, Isolda Dutra.

O comentário da prefeita em exercício se deve ao alto índice de inadimplência com o IPTU, no ano passado, que chegou a 40%. Todos estes acabaram inscritos em dívida ativa e estão em débito com a cidade, passíveis de cobrança judicial.

“Esperamos que todos compreendam a importância do pagamento em dia do IPTU e colaborem com a cidade, aproveitando, também, o desconto oferecido para pagamento em parcela única.” – pediu Isolda.

Anterior CONVOCAÇÃO Nº 007/2015